2º ano do Ensino Médio


  
GABARITO DO SIMULADO ENEM

1E
2E
3E
4B
5A
6D
7A
8E
9B
10B


QUESTÕES DE CLASSES DE PALAVRAS
 

1. (IBGE) Assinale o par de frases em que as palavras sublinhadas são substantivo e
pronome, respectivamente:

a) A imigração tornou-se necessária. / É dever cristão praticar o bem.
b) A Inglaterra é responsável por sua economia. / Havia muito movimento na
praça.
c) Fale sobre tudo o que for preciso. / O consumo de drogas é condenável.
d) Pessoas inconformadas lutaram pela abolição. / Pesca-se muito em Angra dos
Reis.
e) Os prejudicados não tinham o direito de reclamar. / Não entendi o que você
disse.

2. (U-BRASÍLIA) Assinale o item que só contenha preposições:

a) durante, entre, sobre
b) com, sob, depois
c) para, atrás, por
d) em, caso, após
e) após, sobre, acima

3. (TTN) Observe as palavras grifadas da seguinte frase: "Encaminhamos a V.
Senhoria cópia autêntica do Edital nº 19/82." Elas são, respectivamente:

a) verbo, substantivo, substantivo          d) pronome, adjetivo, substantivo
b) verbo, substantivo, advérbio               e) pronome, adjetivo, adjetivo
c) verbo, substantivo, adjetivo

4. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a locução grifada tem valor adjetivo:

a) "Comprei móveis e objetos diversos que entrei a utilizar com receio."
b) "Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos."
c) "Pediu-me com voz baixa cinqüenta mil réis."
d) "Expliquei em resumo a prensa, o dínamo, as serras..."
e) "Resolvi abrir o olho para que vizinhos sem escrúpulos não se apoderassem do que  era delas."

5. (EPCAR) Aponte a alternativa em que a palavra em negrito é conjunção
explicativa:

a) Como estivesse cansado, não foi trabalhar.
b) Assim que fores ao Rio, não te esqueças de avisar-me.
c) Retirou-se antes, já que assim o quis.
d) Não se aborreça, que estamos aqui para ouvi-lo.
e) Não compareceu, porque não foi avisado.

6. (SANTA CASA) O "que" está com função de preposição na alternativa:

a) Veja que lindo está o cabelo da nossa amiga!
b) Diz-me com quem andas, que eu te direi quem és.
c) João não estudou mais que José, mas entrou na Faculdade.
d) O Fiscal teve que acompanhar o candidato ao banheiro.
e) Não chore que eu já volto.

GABARITO

  1-E        2-A          3-C
        4-E         5-D       6-D

 11. (PUC) No trecho: "E o azul, o azul virginal onde as águias e os astros gozam,
tornou-se o azul espiritualizado...", as palavras destacadas correspondem
morfologicamente, pela ordem, a:
a) adjetivo - pronome relativo - substantivo - pronome relativo
b) substantivo - pronome relativo - substantivo - pronome reflexivo
c) adjetivo - advérbio - substantivo - pronome reflexivo
d) substantivo - advérbio - advérbio - pronome relativo
e) adjetivo - conjunção - substantivo – pronome

12. (UM-SP) Na frase "As negociações estariam meio abertas só depois de meio
período de trabalho", as palavras destacadas são, respectivamente:
a) adjetivo, adjetivo
b) advérbio, advérbio
c) advérbio, adjetivo
d) numeral, adjetivo
e) numeral, advérbio


13. (UFJF-MG) Assinale a alternativa onde aparecem substantivos simples,
respectivamente, concreto e abstrato:
a) água, vinho d) Jesus, abaixo-assinado
b) Pedro, Jesus e) Nova Iorque, Deus
c) Pilatos, verdade

14. (UNESP) Assinale o caso em que não haja expressão numérica de sentido
indefinido:
a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que veja este filme pela milésima vez?
c) "Na guerra os meus dedos dispararam mil mortes."
d) "A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas."
e) n.d.a

15. (UNITRI-UBERLÂNDIA) Das frase seguintes, uma contém uma locução adjetiva.
Marque-a:
a) Esta é a torneira de água quente. d) Esta boneca é muito feia.
b) Comprei uma lâmpada vermelha. e) Ela é uma mulher corajosa.
c) O piano dela é alemão.

14 . (UNESP) Assinale o caso em que não haja expressão numérica de sentido
indefinido:
a) Ele é o duodécimo colocado.
b) Quer que veja este filme pela milésima vez?
c) "Na guerra os meus dedos dispararam mil mortes."
d) "A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas."
e) n.d.a

15. (UNITRI-UBERLÂNDIA) Das frase seguintes, uma contém uma locução adjetiva.
Marque-a:
a) Esta é a torneira de água quente. d) Esta boneca é muito feia.
b) Comprei uma lâmpada vermelha. e) Ela é uma mulher corajosa.
c) O piano dela é alemão.

16. (CESGRANRIO) Nas frases: "faz-lhes mal a escuridão" e "... que mal se
adivinhará..." a palavra "mal" é, respectivamente, substantivo e advérbio. Pode ela
ainda ter outra classificação, como numa das frases seguintes. Assinale-a:

a) Que mal há em ser idealista?
b) Tudo, tudo vai mal, meu bom amigo.
c) A chuva começou a cair, mal saímos.
d) Os namorados agora estão de mal.
e) Provou os frutos da árvore do mal.

17. (UF-ES) Milhão tem como ordinal correspondente milionésimo. A relação entre
cardinais e ordinais se apresenta inadequada na opção:
a)cinqüenta - qüinquagésimo, novecentos e um - nongentésimo primeiro
b)setenta - setuagésimo, quatrocentos e trinta - quadringentésimo trigésimo
c)oitenta - octingentésimo (oitenta - octogésimo), trezentos e vinte - trecentésimo
vigésimo
d)quarenta - quadragésimo, duzentos e quatro - ducentésimo quarto
e)noventa - nonagésimo, seiscentos e sessenta - sexcentésimo sexagésimo

18. (UNIFOR-CE) Na frase: "Passaram dois homens a discutir, um a gesticular e o
outro com a cara vermelha", o termo a está empregado, sucessivamente, como:
a) artigo, preposição, preposição
b) pronome, preposição, artigo
c) preposição, preposição, artigo
d) preposição, pronome, preposição
e) preposição, artigo, preposição

19. (ITA) Nos trechos: "A menina conduz-me diante do leão..."; "... sobre o focinho
contei nove ou dez moscas..."; "... a juba emaranhada e sem brilho."
Sob o ponto de vista gramatical, os termos destacados são, respectivamente:
a) locução adverbial, locução adverbial, locução adverbial
b) locução conjuntiva, locução adjetiva, locução adverbial
c) locução adjetiva, locução adverbial, locução verbal
d) locução prepositiva, locução adverbial, locução adjetiva
e) locução adverbial, locução prepositiva, locução adjetiva

20. (UEPR) As formas que traduzem vivamente os sentimentos
súbitos, espontâneos e instintivos dos falantes são denominados:
a) conjunções d) locuções
b) interjeições e) coordenações
c) preposições

21. (UNB-DF) Assinale a frase em que "meio" funciona como advérbio:
a) Só quero meio quilo. d) Parou no meio da rua.
b) Achei-o meio triste. e) Comprou um metro e meio.
c) Descobri o meio de acertar.

22. (ITA) Assinale o que estiver correto:
a)Seiscentismo se refere ao século XVI.
b)O algarismo romano da frase anterior se lê: décimo sexto.
c)Duodécuplo significa duas vezes; dodécuplo, doze vezes.
d)Ambos os dois é forma enfática correta.
e)Quadragésimo, quarentena, quadragésima, quaresma só aparentemente se
referem a quarenta.

23. (FUVEST) "Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila." Os dois pontos
do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicando-se o nexo entre as
duas orações pela conjunção:
a) portanto d) pois
b) e e) embora
c) como

24. (FECAP) Classifique as palavras como nas construções seguintes, numerando, convenientemente, os parênteses:
1) preposição
2) conj. subord. causal
3) conj. subord. conformativa
4) conj. coord. aditiva
5) adv. interrogativo de modo
( ) Perguntamos como chegaste aqui.
( ) Percorrera as salas como eu mandara.
( ) Tinha-o como amigo.
( ) Como estivesse frio, fiquei em casa.
( ) Tanto ele como o irmão são meus amigos.
a) 2 - 4 - 5 - 3 - 1 d) 3 - 1 - 2 - 4 - 5
b) 4 - 5 - 3 - 1 - 2 e) 1 - 2 - 4 - 5 - 3
c) 5 - 3 - 1 - 2 – 4

25. (MACKENZIE) Em "A maneira como respondeu é estranha", a palavra grifada é:
a) advérbio d) conjunção subordinada causal
b) pronome relativo e) conjunção subordinada comparativa
c) pronome indefinido

26. (UFUB-MG) Talvez seja bom que o proprietário do imóvel possa desconfiar de
que ele não é tão imóvel assim. A palavra destacada é, respectivamente:
a) substantivo e substantivo d) advérbio e adjetivo
b) substantivo e adjetivo e) adjetivo e advérbio
c) adjetivo e verbo

27. (FESP) Assinale a alternativa correspondente à classe gramatical da palavra a,
respectivamente: Esta gravata é a que recebi; Estou disposto a tudo; Fiquei contente
com a nota; Comprei-a logo que a vi.
a) artigo - artigo - preposição - preposição
b) preposição - artigo - pronome demonstrativo - artigo
c) pronome demonstrativo - preposição - artigo - pronome pessoal
d) pronome pessoal - preposição - artigo - pronome pessoal
e) nenhuma das alternativas

28. (UCB-Brasília) No trecho: "Todo romancista, todo poeta, quaisquer que sejam os rodeios
que possa fazer a teoria literária, deve falar do mundo e o escritor fala, eis a
literatura." A palavra destacada é:
a) advérbio de inclusão d) palavra denotadora de inclusão
b) advérbio de designação e) palavra denotadora de designação
c) conjunção subordinativa

29. (FESP) Assinale a opção em que o A é, respectivamente, artigo, pronome
pessoal e preposição:
a) Esta é a significação a que me referi e não a que entendeste.
b) A dificuldade é grande e sei que a resolverei a curto prazo.
c) A escrava declarou que preferia a morte à escravidão,
d) Esta é a casa que comprei e não a que vendi a ele.
e) A que cometeu a falta receberá a punição.

30. (FAAP) Assinale a alternativa cuja relação é incorreta:
a) Sorria às crianças que passavam - pronome relativo
b) Declararam que nada sabem - conjunção integrante
c) Que alegre manifestação a sua - advérbio de intensidade
d) Que enigmas há nesta vida - pronome adjetivo indefinido
e) Uma ilha que não consta no mapa - conjunção coord. Explicativa

31. (FMU) Procure e assinale a única alternativa em que há erro, quanto ao problema do emprego do artigo:
a) Nem todas opiniões são valiosas.
b) Disse-me que conhece todo o Brasil.
c) Leu todos os dez romances do escritor.
d) Andou por todo Portugal.
e) Todas cinco, menos uma, estão corretas.

32. (FMU) Triplo e tríplice são numerais:
a) ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo
b) ambos ordinais
c) ambos cardinais
d) ambos multiplicativos
e) multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo

33. (CESGRANRIO) Assinale a oração em que o termo cego(s) é um adjetivo:
a)Os cegos habitantes de um mundo esquemático, sabem onde ir...
b)O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite
escura da alma ...
c)Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.
d)Naquele instante era só um pobre cego.
e)... da Terra que é um globo cego girando no caos.

34. (FATEC) Indique o erro quanto ao emprego do artigo:
a) Em certos momentos, as pessoas as mais corajosas se acovardam.
b) Em certos momentos, as pessoas mais corajosas se acovardam.
c) Em certos momentos, pessoas as mais corajosas se acovardam.
d) Em certos momentos, as mais corajosas pessoas se acovardam.
e) n.d.a

35. (PUC) Assinale a alternativa em que aparece a conjunção final que:
a) Não sei que digo a você.
b) Cinco dias são passados que dali saímos.
c) Peço a Deus que te faça venturoso.
d) Crio estas crianças, que vês, que refrigério sejam da minha velhice.
e) n.d.a

36. (PUC-RJ) Em "A gente não pode dormir / com os oradores e os pernilongos", a
expressão sublinhada pode indicar idéia de:
a) companhia d) modo
b) instrumento e) causa
c) conseqüência

37. (FAU-SANTOS) Em "Vem caindo devagar / Tão devagar vem caindo / Que dá
tempo a um passarinho... . " A palavra que dá idéia de:
a) comparação d) causa
b) oposição e) conseqüência c) condição
38. (PUCC) Assinale a alternativa onde a palavra em destaque é pronome:
a) O homem que chegou é meu amigo.
b) Notei um quê de tristeza em seu rosto.
c) Importa que compareçamos.
d) Ele é que disse isso!
e) Vão ter que dizer a verdade.

39. (UNIMEP) "Ele era um bom profissional, no entanto, não o contrataram." Comece
com: "Não o contrataram, ..."
a) por isso d) entretanto
b) mas e) ainda que
c) uma vez que

40. (UFE VIÇOSA-MG) Ele assumiu a chefia do cargo, embora não estivesse preparado para isso”. Comece com: “Ele não estava ...”
a) todavia d) desde que
b) de forma que e) conforme
c) porquanto

41. (UFV-MG) Você entregou a carta ao meu correspondente?” Comece com: “Perguntei-lhe desconfiado ...”
a) que d) se
b) como e) para que
c) quanto

42. (UM-SP) Assinale a alternativa em que há erro quanto ao uso do artigo:
a) Li a notícia no Estado de São Paulo.
b) Li a notícia em O Estado de São Paulo.
c) Esta notícia, eu a vi em A Gazeta.
d) Vi essa notícia em A Gazeta
e) Foi em O Estado de São Paulo que li a notícia.

43. (ESAN-SP) Em qual dos casos o artigo denota familiaridade:
a) O Amazonas é um rio imenso.
b) D. Manoel, o Venturoso, era bastante esperto.
c) O Antônio comunicou-se com o João.
d) O professor João Ribeiro está doente.
e) Os Lusíadas são um poema épico.

44. (ITA) Determine o caso em que o artigo tem valor de qualificativo:
a) Estes são os candidatos de que lhe falei.
b) Procure-o, ele é o médico.
c) Certeza e exatidão, estas qualidades não as tenho.
d) Os problemas que o afligem não me deixam descuidado.
e) Muita é a procura; pouca a oferta.

45. (UFU-MG) Em uma das frases, o artigo definido está empregado erradamente.
Em qual?
a) A velha Roma está sendo modernizada.
b) A "Paraíba" é uma bela fragata.
c) Não reconheço agora a Lisboa do meu tempo.
d) O gato escaldado tem medo de água fria.
e) O Havre é um porto de muito movimento.

46. (UNISINOS) O item em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo
dado é:
a) hibernal - de inverno d) docente - do professor
b) filatélico - de folhas e) onírico - de sonho
c) discente - de aluno

47. (FUPE) Indique o item em que os numerais estão corretamente empregados:
a) Ao papa Paulo Seis sucedeu João Paulo primeiro.
b) Após o parágrafo nono, virá o parágrafo décimo.
c) Depois do capítulo sexto, li o capítulo décimo primeiro.
d) Antes do artigo dez vem o artigo nono.
e) O artigo vigésimo segundo foi revogado.

48. (FMU) Sabendo-se que os numerais podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos
e fracionários, podemos dar os seguintes exemplos:

a)um (cardinal), primeiro (ordinal), Leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário)
b)um (cardinal), milésimo (ordinal), undécuplo (multiplicativo) e meio fracionário)
c)um (ordinal), primeiro (cardinal), Leão onze (multiplicativo) e meio (fracionário)
d)um (ordinal), primeiro (cardinal), cêntuplo (multiplicativo) e centésimo (fracionário)
e)um (cardinal), primeiro (ordinal), duplo (multiplicativo), não existindo numeral
denominado fracionário

49. (UEPG-PR) Na oração: "Certos amigos não chegaram a ser jamais amigos
certos", o termo destacado é sucessivamente:

a) adjetivo e pronome
b) pronome adjetivo e adjetivo
c) pronome substantivo e pronome adjetivo
d) pronome adjetivo e pronome indefinido
e) adjetivo anteposto e adjetivo posposto

50. (UFU-MG) "foram intimados a comparecer ..."; "... não a fizeram..."; "... a sua
oração.." As três ocorrências do a são, respectivamente:
a) preposição, pronome, preposição d) preposição, pronome, artigo
b) artigo, artigo, preposição e) artigo, pronome, pronome
c) pronome, artigo, preposição

51. (UM-SP) Embora todas as conjunções abaixo sejam aditivas, uma oração apresenta
ideia de adversidade:

a) Não achou os documentos e nem as fotocópias.
b) Queria estar atento à palestra e o sono chegou.
c) Não só aprecio a Medicina como também a Odontologia.
d) Escutei o réu e lhe dei razão.
e) Não só escutei o réu mas também lhe dei razão.

52. (UM-SP) Assinale a alternativa em que a palavra como assume valor de
conjunção subordinativa conformativa:

a)Como ele mesmo afirmou, viveu sempre tropeçando nos embrulhos da vida.
b)Como não tivesse condições necessárias para competir, participou com muita
insegurança, das atividades esportivas.
c)As frustrações caminham rápidas como as tempestades das matas devastadoras.
d)Indaguei-me apreensiva como papai tinha assumido aquela contínua postura de
contemplação.
e)Como as leis eram tentativas naquele vilarejo, todos os moradores entavam um
meio de obediência às normas morais.

53. (UM-SP) Indique a oração que apresenta locução prepositiva:

a)Havia objetos valiosos sobre a pequena mesa de mármore.
b)À medida que os inimigos se aproximavam, as tropas inglesas recuavam.
c)Seguiam a maneira militar devido à influência do pai.
d)Agiu de caso pensado, quando se afastou de você.
e)De repente, riscou e reescreveu o texto.

54. (UM-SP) No período "O povoado século XX está a bordo de uma vida
desgastante, cheia de imprevistos inconvenientes", a preposição em realce está
indicando relação de:
a) fim d) modo
b) lugar e) meio
c) causa

55. (FAZLES-SP) Assinale a função morfológica de caro em "Ele vendeu caro as
mercadorias".
a) substantivo d) pronome
b) adjetivo e) preposição
c) advérbio

56. (OBJETIVO) Assinale a opção em que o termo destacado, quando posposto ao
substantivo, muda de significado e passa a pertencer a outra classe de palavras:
a) complicada solução d) certos lugares
b) inapreciável valor e) engenhosos métodos
c) extraordinária capacidade

57. (FUVEST) "... levaram a adotar"; "a sua morte..."; "... não a pôs..." As três
ocorrências do a são, respectivamente:
a) preposição, pronome, preposição d) artigo, artigo, preposição
b) pronome, artigo, preposição e) artigo, pronome, pronome
c) preposição, artigo, pronome

58. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a substituição efetuada não altera o
sentido fundamental do enunciado: "Não obstante essa propaganda, as dificuldades
surgiram."
a) Através dessa propaganda, as dificuldades surgiram.
b) Em razão dessa propaganda, as dificuldades surgiram.
c) A despeito dessa propaganda, as dificuldades surgiram.
d) Diante dessa propaganda, as dificuldades surgiram.
e) Depois dessa propaganda, as dificuldades surgiram.

59. (UM-SP) Aponte o período em que a palavra se seja uma conjunção subordinada integrante:
A tristeza daquela jovem se funda em problemas sociais.
Em suas palavras, não se separam mentiras e verdades.
Se essa obra fosse impressa no Brasil, teria o valor de oito mil cruzeiros.
Os dirigentes indagaram se seriam ordens adequadas a seus subalternos.
Os chefes administrativos mantêm-se atualizados quanto a questões existenciais das
mais complexas.

60. (UM-SP) Na frase: "Você é que pensa que a vida flui segundo as leis do poder!",
a palavra que classifica-se, respectivamente, como:
a) palavra de realce, pronome relativo
b) advérbio de intensidade, conjunção integrante
c) advérbio de intensidade, pronome relativo
d) conjunção integrante, pronome relativo
e) palavra de realce, conjunção integrante

61. (MACK) "Tempo-será" A Eternidade está longe / (Menos longe que o estirão / Que existe entre o meu desejo / E a palma da minha mão). / Um dia serei feliz? / Sim, mas não há de ser já: / A Eternidade está longe / Brinca de tempo-será." (Manuel Bandeira)

Em "Brinca de tempo-será", podemos afirmar que, morfologicamente, tempo-será é:

a) adjetivo composto d) locução adjetiva
b) advérbio e) substantivo composto
c) locução adverbial

62. (BB) Não contém locução adjetiva:

a) Só há tristezas na guerra. d) Olha a beleza do céu.
b) Vede a majestade do mar. e) Fala da situação da economia.
c) Admirai a grandeza do Universo.

63. (BB) Ele discursou de improviso. O termo sublinhado é locução:
a) adverbial d) adjetiva
b) conjuntiva e) prepositiva
c) explicativa

64. (BB) Morfologicamente, a expressão sublinhada na frase “Estava à toa na vida...” é classificada como locução...
a) adjetiva d) conjuntiva
b) adverbial e) substantiva
c) prepositiva

65. (BB) O João é jogador indisciplinado. O artigo transmite idéia de:
a) admiração d) inferioridade
b) indeterminação e) superioridade
c) intimidade

66. (BB) Única oração contendo, simultaneamente, pronome, advérbio e
Preposição é:
a) João viajou ontem com a esposa.
b) Não queremos partir agora.
c) Ele é muito bom quando sóbrio.
d) O que me pede está muito difícil de conseguir.
e) Hoje os atletas correrão por aqui.

67. (BANESPA) Assinale a alternativa em que é incorreta a correspondência entre a
locução adjetiva equivalente:
a) investimento de vulto: investimento vultuoso.
b) azul do céu: azul celeste.
c) calor de verão: calor estival.
d) ilha de gelo: ilha glacial.
e) empréstimo com usura: empréstimo usurário.

68. (BANESPA) Assinale a alternativa em que o termo grifado é artigo indefinido:
a) As amigas não puderam ajudá-la.
b) Anime-se, meu amigo, a garrafa ainda não está cheia.
c) Uma árvore caiu na estrada.
d) Por favor, abra a porta.
e) O pobre homem entregou-se ao vício.

69. (BANESPA) Assinale a alternativa em que o numeral está empregado
incorretamente:
a) Transcreva a página vinte e duas.
b) Moro na Rua Vinte e Cinco, casa 8.
c) A vigésima quarta hora acabara de soar.
d) Deram-se alguns saltos tríplices.
e) Meu avô tem o triplo da minha idade.

70. (BANESPA) "Que altas são as montanhas daqui!" Nesta frase, o termo grifado
classifica-se como:

a) conjunção subordinativa causal d) pronome interrogativo
b) conjunção subordinativa integrante e) advérbio de intensidade
c) pronome relativo

71. (ADM. POSTAL CORREIOS) Indique a frase com mau emprego da preposição:
a) Encontramos com os antigos colegas na conferência.
b) Recebemos autorização para sair.
c) Nestas férias fomos em cidades e recantos maravilhosos.
d) O chefe acusou o funcionário por mau procedimento.
e) Este homem é querido de todos.

72. (FARIAS BRITO) "Por que viver d’amor e amar a vida, / se para o bem amar a
vida é breve, / se para o bem viver é breve o amor?" (Guilherme de Almeida: "Soneto
VIII", em Toda a Poesia)
Uma palavra que pertence a certa classe gramatical passou, no texto, a pertencer a outra classe. Essa palavra é:

a) "Por que" d) "viver"
b) "amar" e) "bem"
c) "amor"

73. (FAC. FRANCISCANAS) Assinale a alternativa em que meio funciona como
advérbio e adjetivo, respectivamente:

a)Só quis meio quilo.Era já meio caminho andado.
b)Ficou meio triste, porque o professor lhe havia tirado meio ponto.
c)Descobri o meio de acertar o carro no meio-fio da calçada.
d)Usara de um meio, que me deixou meio indeciso.
e)Comprou somente um metro e meio de pano, porque não tinha outro meio de
pegá-lo.


(CARLOS CHAGAS) As questões 74 a 78 apresentam um período em que você
deverá modificar, iniciando-o conforme se sugere, mas sem alterar a idéia contida no
primeiro. Em conseqüência, outras partes da frase sofrerão alterações. Assinale a
alternativa que contém o elemento adequado ao novo período.

74. “Penso, logo existo”. Comece com: Existo ....
a) na medida em que d) enquanto
b) conforme e) à medida que
c) pois

75. Não chegue tarde, pois muita gente virá procurá-lo. Comece com: Muita gente
virá ...” Qual expressão completa adequadamente o sentido do período?

a) porquanto d) dado que
b) entretanto e) visto que
c) por conseguinte

76. Logo que entrou em casa, foi pedindo o jantar em altos brados. Comece com:
Foi pedindo o jantar em altos brados...” Qual expressão completa adequadamente o sentido do período?
a) somente quando d) já que
b) tanto quanto e) apenas
c) segundo

77. Eu gritei, mas ninguém ouviu. Comece com: Ninguém me ouvir ...
a) visto que d) ainda que
b) portanto e) por isso
c) então

78. Já vou distribuir as provas; portanto, guardem os livros e os cadernos. Comece com: “Guardem os livros e os cadernos...” Qual conjunção melhor completa o período, sem causar alteração no sentido geral?
a) por conseguinte d) todavia
b) que e) logo
c) mesmo que

79. (FAC. RUI BARBOSA) Assinale a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome demonstrativo:

a) Estou na mesma situação.
b) Neste momento, encerramos nossas transmissões.
c) Daqui não saio.
d) Ando só pela vida.
e) Acordei num lugar estranho.

80. (PUC) Em: "... esses merecem perdão ou reparação total?"
O conectivo ou encerra a idéia de:
a) exclusão d) condição
b) alternância e) simultaneidade
c) adição

81. (PUC-MG) A vida transcorre entre o sucesso e o insucesso. É importante, .........., que o adolescente enfrente adversidades, fracassos e frustrações para que possa, segundo a canção popular, "sacudir a poeira e dar a volta por cima". A conjunção que introduz uma idéia de conclusão é:
a) porquanto d) contudo
b) porém e) conquanto
c) pois

82. (TFC) Assinale a única opção que provoca mudança de sentido, se colocada no lugar da palavra sublinhada no texto ao lado: "Malgrado fosse muito inteligente, não obteve bons resultados nas provas do Concurso."
a) Embora d) Ainda que
b) Se bem que e) Não obstante
c) Dado que

83. (UNIRIO) A palavra sublinhada em “Alguém entende que fim levou o saca-rolhas?” pertence à mesma classe daquela destacada numa das opções abaixo. Assinale-a:

a) Não recitou o poema que pedíramos.
b) Saia, que promessas não nos comovem.
c) Queria saber que dificuldades ainda enfrentaremos.
d) E se repetisse que tudo não passara de um engano?
e) Que lindo dia!

84. (FUVEST) "Foi um técnico de sucesso mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua reputação de vestiário. Começando a frase por "Nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua reputação de vestiário", para manter a mesma relação lógica expressa na frase dada inicialmente deve-se continuar com:
a) enquanto foi... d) desde que fosse...
b) na medida em que era... e) porquanto era...
c) ainda que tenha sido...

85. (FUVEST) Nas frase abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma
conjunção retirada.

1. "Porém já cinco sóis eram passados ....... dali nos partíramos..."
2. ....... estivesse doente faltei à escola.
3. ....... haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.
4. Pedro será aprovado ....... estude.
5. ....... chova sairei de casa.

As conjunções retiradas são, respectivamente:

a) quando, ainda que, sempre que, desde que, como
b) que, como, embora, desde que, ainda que
c) como, que, porque, ainda que, desde que
d) que, ainda que, embora, como, logo que
e) que, quando, embora, desde que, já que

86. (FUVEST) "Pois venha de lá esse primor."; "Não está cá o artista"; "... pois venha daí um dueto comigo."
Nos trechos acima, as expressões de lá, cá, daí podem equivaler, respectivamente a:

a) de mim, contigo, dele
b) de ti, comigo, de ti
c) daquele lugar, neste lugar, dos paços
d) daquele lugar, nesse lugar, do artista
e) da inspiração do gênio, aqui, das catedrais

87. (FUVEST) "Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-idade."
O segmento grifado poderia ser substituído, sem alterar o sentido da frase, por:
a) desde que imponhas d) conquanto imponhas
b) se bem que impões e) porquanto impões
c) contanto que imponhas

88. (TRE-RJ) O conectivo sublinhado estabelece uma ligação mal feita (coesão
inadequada), quanto ao sentido, em:
a) Li este livro, mas não o entendi.
b) Como chegou atrasado, proibiram-no de entrar.
c) Ainda que ele queira, ninguém o ajudará em suas tarefas.
d) Estudou muito pouco para o concurso, pois conseguiu passar.
e) Tudo terminará bem, desde que o chefe permita a saída de todos.

89. (FUVEST) I - "As palavras, paralelamente, iam ficando sem vida. Já a oração era morna, depois fria, depois inconsciente..." (Machado de Assis, Entre Santos);
II - "Nas feiras, praças e esquinas do Nordeste, costumava-se ferir a madeira com o que houver à mão; gilete, canivete ou prego. Já nos ateliês sediados entre Salvador e o Chuí, artistas cultivados preferem a sutileza da goiva ou do buril." (Veja, 17/8/94, p. 122);
III - "Ele só se movimenta correndo e perdeu o direito de brincar sozinho na rua onde mora - por diversas vezes já atravessou-a com o sinal fechado para pedestres, desviando-se de motoristas apavorados." (Veja, 24/8/94, p. 60)

Nos textos acima, o tempo já exprime, respectivamente, a idéia de:

a) tempo, causalidade, intensificação
b) oposição, espaço, tempo
c) tempo, oposição, intensificação
d) intensificação, oposição, tempo
e) tempo, espaço, tempo

90. (TRE-MG) "É difícil enfrentar ausência de uma pessoa querida, mas nada se compara à dor e à incerteza dos familiares das vítimas de seqüestro." No período acima, não se encontra exemplo de:
a) pronome d) preposição
b) adjetivo e) advérbio
c) conjunção

91. (FUVEST) Ao ligar dois termos de uma oração, a preposição pode expressar, entre outros aspectos, uma relação temporal, espacial ou nocional. Nos versos: "Amor total e falho... Puro e impuro... Amor de velho adolescente...", a preposição de estabelece uma relação nocional. Essa mesma relação ocorre em:
a) "Este fundo de hotel é um fim de mundo."
b) "A quem sonha de dia e sonha de noite, sabendo todo sonho vão."
c) "depois fui pirata mouro, flagelo da Tripolitânia."
d) "Chegarei de madrugada, quando cantar a seriema."
e) "Só os roçados da morte compensam aqui cultivar."

92. (CEETEPS) "Esse progresso mecânico, porém, baseado apenas no domínio... "Assinale a alternativa em que não aparece palavra ou expressão que substitui, com perfeição, a conjunção "porém":
a) entretanto
b) no entanto
c) todavia
d) porque
e) contudo


93. (FUVEST) A classe gramatical da expressão ao contrário, em "mas, ao contrário ,tende a satisfazer as exigências do mercado", é:
a) locução prepositiva
b) locução adverbial
c) advérbio de negação
d) conjunção coordenativa adversativa
e) conjunção subordinada concessiva

94. (TRE-MT) Na frase "De um ano que, afinal, também não teve muitos escrúpulos, pois só se contradisse", a palavra pois pode ser substituída, sem alteração de sentido,
por:
a) portanto d) caso
b) por conseguinte e) ainda que
c) visto que

95. (TRE-ES) "Poeta famoso" e "gente humilde" formam sintagmas nominais utilizando palavras de classes gramaticais respectivamente semelhantes. Essas classes são:
a) nomes e verbos
b) substantivos e adjetivos
c) substantivos e verbos
d) adjetivos e substantivos
e) nda

96. (TRE-ES) Escrever “em cima” da fachada é escrever .......... ela.
a) sobre d) em baixo de
b) sob e) ao lado
c) sub


97. (TRE-MG) A classe da palavra destacada está incorretamente indicada nos
parênteses em:

a)O que se observa são as vãs tentativas da polícia de seguir seus rastros. (adjetivo)

b)As pessoas a quem me refiro certamente aprovaram medidas mais nérgicas.
(pronome relativo)

c)São muitas as pessoas que já experimentaram o que estou vivendo. (conjunção integrante)

d)Intimaram o suspeito a comparecer perante o delegado, para dar utras
explicações (preposição)

e)Novos telefonemas aconteceram, sempre com as provas de que o seqüestro
estava vivo. (advérbio)


98. (TRE-RJ) "porque naqueles perduraram por mais tempo hábitos feudais, quer nas relações jurídicas, quer nas econômicas". Das alternativas processadas na passagem acima, aquela em que ocorre substancial mudança de sentido é:
a)....., seja nas relações jurídicas, seja nas econômicas.
b)....., não nas relações jurídicas, mas sim nas econômicas.
c)....., tanto nas relações jurídicas, quanto nas econômicas.
d)....., não só nas relações jurídicas, mas ainda nas econômicas.
e)....., não apenas nas relações jurídicas, senão também nas econômicas.

99. (TRE-RJ) "todos os animais sejam em princípio iguais perante a lei, conquanto
alguns sejam mais iguais que outros." Das alterações processadas na oração
sublinhada, aquela que, além de apresentar substancial mudança de sentido, se
classifica diferentemente das demais:
a) malgrado alguns sejam mais iguais
b) posto que alguns sejam mais iguais
c) a menos que alguns sejam mais iguais
d) não obstante alguns serem mais iguais
e) a despeito de alguns serem mais iguais

100. (TRE-RJ) Apesar da mudança da ordem das palavras em passagens do texto, o sentido permanece basicamente o mesmo na seguinte alternativa:

a)"a qual pressupõe, evidentemente, como diria Orwell, que todos os animais sejam, em princípio iguais perante a lei" / a qual pressupõe, como evidentemente diria Orwell,que todos os animais sejam em princípio iguais perante a lei”.

b)"a ‘Comman Law’ é uma coletânea de casos e precedentes, antes que um sistema apriorístico e formal de relações." / a "Common Law" é antes uma coletânea de casos e precedentes, que um sistema apriorístico e formal de relações.

c)"a lei pode ser obedecida, porque ordinariamente apenas codifica o costume
corrente." / a lei pode ser obedecida, apenas porque ordinariamente codifica o
costume corrente.

d)"é possível configurar-se então a existência de dolo ou crime praticado por
pequena minoria social." / é possível configurar-se a existência de dolo ou crime praticado então por pequena minoria social.

e)"e que às vezes transplantam formas jurídicas importadas de além-mar" / e que transplantam formas jurídicas às vezes importadas de além-mar.


CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS
1 - E 22 - D 43 – C 64 - B 85 - B
2 - A 23 - D 44 - B 65 - C 86 - B
3 - C 24 - C 45 - D 66 - D 87 - E
4 - E 25 - B 46 - B 67 - A 88 - D
5 - D 26 – B 47 - B 68 - C 89 - C
6 - D 27 - C 48 - B 69 - C 90 - E
7 - E 28 - E 49 - B 70 - E 91 - E
8 - E 29 - E 50 - D 71 - C 92 - D
9 - B 30 - E 51 - B 72 - B 93 – B
10 - D 31 - A 52 - C 73 - B 94 - C
11 - B 32 - D 53 - C 74 - C 95 - B
12- B 33 - E 54 - B 75 - C 96 - A
13 -C 34 - A 55 - C 76 - E 97 - C
14- A 35 - D 56 - D 77 - D 98 - B
15- A 36 - E 57 - C 78 - B 99 - C
16- C 37 - E 58 - C 79 – B 100 - B
17- C 38 - A 59 - D 80 - B
18– C 39 - E 60 - E 81 - C
19– D 40 - A 61 - E 82 - C
20 - B 41 - D 62 - A 83 – C
21 - B 42 - A 63 - A 84 - C




 QUESTÕES DE CLASSES DE PALAVRAS
 
1. (IBGE) Assinale o par de frases em que as palavras sublinhadas são substantivo e
pronome, respectivamente:

a) A imigração tornou-se necessária. / É dever cristão praticar o bem.
b) A Inglaterra é responsável por sua economia. / Havia muito movimento na
praça.
c) Fale sobre tudo o que for preciso. / O consumo de drogas é condenável.
d) Pessoas inconformadas lutaram pela abolição. / Pesca-se muito em Angra dos
Reis.
e) Os prejudicados não tinham o direito de reclamar. / Não entendi o que você
disse.

2. (U-BRASÍLIA) Assinale o item que só contenha preposições:

a) durante, entre, sobre
b) com, sob, depois
c) para, atrás, por
d) em, caso, após
e) após, sobre, acima

3. (TTN) Observe as palavras grifadas da seguinte frase: "Encaminhamos a V.
Senhoria cópia autêntica do Edital nº 19/82." Elas são, respectivamente:

a) verbo, substantivo, substantivo          d) pronome, adjetivo, substantivo
b) verbo, substantivo, advérbio               e) pronome, adjetivo, adjetivo
c) verbo, substantivo, adjetivo

4. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a locução grifada tem valor adjetivo:

a) "Comprei móveis e objetos diversos que entrei a utilizar com receio."
b) "Azevedo Gondim compôs sobre ela dois artigos."
c) "Pediu-me com voz baixa cinqüenta mil réis."
d) "Expliquei em resumo a prensa, o dínamo, as serras..."
e) "Resolvi abrir o olho para que vizinhos sem escrúpulos não se apoderassem do que  era delas."

5. (EPCAR) Aponte a alternativa em que a palavra em negrito é conjunção
explicativa:

a) Como estivesse cansado, não foi trabalhar.
b) Assim que fores ao Rio, não te esqueças de avisar-me.
c) Retirou-se antes, já que assim o quis.
d) Não se aborreça, que estamos aqui para ouvi-lo.
e) Não compareceu, porque não foi avisado.

6. (SANTA CASA) O "que" está com função de preposição na alternativa:

a) Veja que lindo está o cabelo da nossa amiga!
b) Diz-me com quem andas, que eu te direi quem és.
c) João não estudou mais que José, mas entrou na Faculdade.
d) O Fiscal teve que acompanhar o candidato ao banheiro.
e) Não chore que eu já volto.

GABARITO

  1-E        2-A          3-C
        4-E         5-D       6-D

Avaliação de Língua Portuguesa_ 2° ano A 

Porque a realidade é inverossímil

Escusando-me1 por repetir truísmo2 tão martelado, mas movido pelo conhecimento de que os truísmos são parte inseparável da boa retórica narrativa, até porque a maior parte das pessoas não sabe ler e é no fundo muito ignorante, rol no qual incluo arbitrariamente você, repito o que tantos já dizem e vivem repetindo, como quem usa chupetas: a realidade é, sim, muitíssimo 5 mais inacreditável do que qualquer ficção, pois esta requer uma certa arrumação falaciosa3, a que a maioria dá o nome de verossimilhança. Mas ocorre precisamente o oposto. Lê-se ficção para fortalecer a noção estúpida de que há sentido, lógica, causa e efeito lineares e outros adereços que integrariam a vida. Lê-se ficção, ou mesmo livros de historiadores ou jornalistas, por insegurança, porque o absurdo da vida é insuportável para a vastidão dos desvalidos que povoa a Terra.
João Ubaldo Ribeiro
Diário do Farol. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

Vocabulário
1escusando-me − desculpando-me 2truísmo − verdade trivial, lugar comum 3 falaciosa − enganosa, ilusória




Questão 01. O título do texto soa contraditório, se a verossimilhança for tomada como uma semelhança com o mundo real, com aquilo que se conhece e se compreende. Essa contradição se desfaz porque, na interpretação do autor, a ficção organiza elementos da
vida, enquanto a realidade é considerada como:


(A) linear            (B) absurda                        (C) estúpida               (D) falaciosa


Questão 02. Para justificar a repetição de algo já conhecido, o autor se baseia na relação que mantém com os leitores. Com base no texto, é possível perceber que essa relação se caracteriza genericamente pela:


(A) insegurança do autor
(B) imparcialidade do autor
(C) intolerância dos leitores
(D) inferioridade dos leitores



os truísmos são parte inseparável da boa retórica narrativa, até porque a maior parte das
pessoas não sabe ler (l. 2-3)

Questão 03. O narrador justifica a necessidade de truísmos pela dificuldade de leitura da maior parte das pessoas. Encontra-se implícita no argumento a noção de que o leitor iniciante lê melhor se:


A) estuda autores clássicos
(B) conhece técnicas literárias
(C) identifica ideias conhecidas
(D) procura textos recomendados


Questão 03. (FGV-SP) Assinale a alternativa em que a palavra destacada não tem valor de adjetivo.
a) A malha azul estava molhada.
b) O sol desbotou o verde da bandeira.
c) Tinha os cabelos branco-amarelados.
d) As nuvens tornavam-se cinzentas.
e) O mendigo carregava um fardo amarelado.


Questão 04. (Univ. Fed. de Juiz de Fora – MG) – Marque o emprego incorreto do numeral:

a) século III (três)
b) página 102 (cento e dois)
c) 80o (octogésimo)
d) capítulo XI (onze)
e) X tomo (décimo)



Questão 05. (UFF) A conversão de substantivos em adjetivos, isto é, tomar uma palavra designadora (substantivo) e usá-la como caracterizada (adjetivo), constitui um procedimento comum em língua portuguesa. Assinale a opção em que a palavra em destaque exemplifica este procedimento de conversão de substantivo em adjetivo.

a) E depois a tomaram como ESPANTADOS. (v.10)
b) Fez o salto REAL (v.14)
c) Eram três ou quatro moças bem MOÇAS e bem gentis (v.16)
d) Com cabelos mui PRETOS pelas espáduas (v.17)
e) E suas vergonhas tão ALTAS e tão saradinhas. (v.18)


Questão 06. (USP) Na frase “Meu livro e o de João...” o “o” é:


a) artigo definido
b) pronome pessoal do caso oblíquo
c) pronome demonstrativo
d) pronome relativo
e) pronome possessivo

Questão 07. (U-UBERLÂNDIA) Assinale o tratamento dado ao reitor de uma Universidade:

a) Vossa Senhoria          b) Vossa Santidade        c) Vossa Excelência                                          d) Vossa Magnificência      e) Vossa Paternidade


Questão 08. Se fôssemos ouvidos, muitos aborrecimentos seriam evitados.

a) ouvíssemos - estaríamos
b) formos ouvidos - serão evitados
c) nos ouvissem - se evitariam
d) nos ouvissem - evitariam


Questão 09. (UFV-MG) Em todas as alternativas há dois advérbios, exceto em:  

a) Ele permaneceu muito calado.
b) Amanhã, não iremos ao cinema.
c) O menino, ontem, cantou desafinadamente.
d) Tranquilamente, realizou-se, hoje, o jogo.
e) Ela falou calma e sabiamente.


Questão 10. Que princípios podem ser aplicados aos conteúdos estudados no bimestre.

Pessoal.




Avaliação de Língua Portuguesa_2° anoB


Questão 01. (Uerj) Já em 1901, o escritor Olavo Bilac temia que a imagem substituísse a escrita. No entanto, ele
reconhecia aspectos positivos dessa possível substituição.
Um desses aspectos é observado no seguinte trecho:


(A) O século não tem tempo a perder.
(B) Já ninguém mais lê artigos.
(C) aceitando resignadamente a fatalidade das coisas,
(D) não mais seremos obrigados a escrever barbaridades...

Questão 02. (Uerj) Vem perto o dia em que soará para os escritores a hora do irreparável desastre e da derradeira desgraça. A profecia para os escritores, anunciada na primeira frase do texto de forma extremamente negativa, se opõe ao tom e à conclusão do texto. Considerando esse contraste, o texto de Bilac pode ser qualificado basicamente como:


(A) irônico (B) incoerente (C) contraditório (D) ultrapassado


Questão 03. (Uerj) O texto, apesar de escrito no início do século XX, demonstra surpreendente atualidade, conferida sobretudo por uma semelhança entre a vida moderna da época e a experiência contemporânea. Essa semelhança está exemplificada na passagem apresentada em:


(A) O público tem pressa.
(B) As palavras são traidoras, e a fotografia é fiel.
(C) Não há morte para as nossas tolices!
(D) Nas bibliotecas e nos escritórios dos jornais, elas ficam (...) catalogadas.


Questão 04. (UFU-MG) Em uma das frases, o artigo definido está empregado errada­mente. Em qual?

a) A velha Roma está sendo modernizada.
b) A "Paraíba" é uma bela fragata.
c) Não reconheço agora a Lisboa do meu tempo.
d) O gato escaldado tem medo de água fria.
e) O Havre é um ponto de muito movi­mento.


Questão 05. (FATEC-SP) Assinale a frase que não apresenta locução adverbial.

a )“...a vista se perdendo no horizonte...”                            
b) “  É mais seguro ir andando, passo a passo...”
c) “... um homem que vivera nas montanhas...”                    
d) ”... o delicioso sentimento de dignidade e liberdade.”



Questão 06. (Fund. Valeparaibana – SP) – Indique o item em que os numerais estão corretamente empregados:


a) Ao Papa Paulo seis sucedeu João Paulo primeiro.
b) após o parágrafo nono, virá o parágrafo décimo.
c) depois do capítulo sexto, li o capítulo décimo primeiro.
d) antes do artigo dez vem o artigo nono.
e) o artigo vigésimo segundo foi revogado.


Questão 07. (IBGE) Assinale a opção que apresenta o emprego correto do pronome, de acordo com a norma culta:
a) O diretor mandou eu entrar na sala.
b) Preciso falar consigo o mais rápido possível.
c) Cumprimentei-lhe assim que cheguei.
d) Ele só sabe elogiar a si mesmo.
e) Após a prova, os candidatos conversaram entre eles.


Questão 08. __________ graves problemas que o __________, durante vários anos, no porto, e impediram que __________ , em tempo devido, sua promoção.

a) sobreviram - deteram - requeresse
b) sobreviram - detiveram - requisesse
c) sobrevieram - detiveram - requisesse
d) sobrevieram - detiveram - requeresse


Questão 09.  (UFC) A opção em que há um advérbio exprimindo circunstância de tempo é:

A) Possivelmente viajarei para São Paulo.
B) Maria tinha aproximadamente 15 anos.
C) As tarefas foram executadas concomitantemente.
D) Os resultados chegaram demasiadamente atrasados.



Questão 10.  Que princípios podem ser aplicados aos conteúdos estudados no bimestre.

Pessoal.



Exercícios sobre verbos todas as formas verbais que não vierem indicadas como compostas.

1 –Leia com atenção o texto abaixo. A seguir, relacione adequadamente as formas verbais nele encontradas.

Na semana seguinte a empregada me chamou a atenção: a castanha estavabrotando. Alguma coisa verde saía da terra, em forma de concha. Dois ou três diasdepois acordei cedo, e vi que durante a noite aquela coisa verde lançara para o arum caule com pequenas folhas. É impressionante a rapidez com que essa plantinhacresce e vai abrindo folhas novas.”           (Rubem Braga)

1ª conjugação: 2ª conjugação: 3ª conjugação:



2 – Reescreva a última frase da questão anterior, passando as formas verbais dopresente para o passado. 



3 – Use I para Modo Indicativo, II para Modo Subjuntivo e III para Modo Imperativo:

a) Espere ( ) um pouco, garoto.
b) Queres ( ) que eu volte ( ) logo? 
c) Gostaria ( ) de que todos fossem ( ) felizes.
d) Devolvam ( ) tudo, nós lhes suplicamos. ( ) 
e) Quando estiverdes ( ) com ele, resolvereis ( ) isso.
f) Não sejam ( ) teimosos!

4 – Destaque as formas verbais das frases abaixo, indicando-lhes as flexões:

a) Colhíamos as flores sempre à tardinha.
b) Por que ficaste pouco na festa?
c) Não tenhais medo.
d) Torço para que os jovens fujam das drogas.
e) Era certo que não defenderiam injustiças.
f) Quando partires, ficaremos com saudade.
g) Regresse logo, por favor.


5 – Reescreva as frases, mudando os verbos, todos no imperativo, para a 2ª pessoa do singular e para a 3ª pessoa do plural:

a) Ouça meus conselhos
b) Fique atrás de seus pais.
c) Vá logo.
d) Faça silêncio.
e) Creia em Deus.
f) Dê atenção a todos.


6– Preencha as lacunas com as formas verbais indicadas entre parênteses:

a ) Nós sempre ______________________ que ele voltaria. (saber – pret. mais--que-perf. simples ind.)
b) As crianças ______________________ devagar. (ler – pres. Ind.)
c) Ela ______________________ por notícias tuas. (ansiar – pres. Ind.)
d) Aqueles homens não _______________ nas promessas dos políticos. (crer – pret.imperf. Ind.)
e) Espero que eles _________________________ (contar – pres. subj.) o que estacaixa _________________________ (conter – pres. Ind.)
f) Quem ______________________ os livros para mim? (trazer – fut. Pres.)
g) Tu ______________________ o vaso na janela? (pôr – pret. perf. Ind.)
h) Se __________________ , irei contigo. (querer – fut. subj.)

7– Complete com o verbo FALAR, no imperativo afirmativo:

a) Quando precisar, ______________________ comigo.
b) Quando precisarem, ___________________ comigo.
c) Quando precisardes, ___________________ comigo.
d) Quando precisares, ____________________ comigo.


8 –Complete com as formas adequadas dos verbos entre parênteses:

a) Se chegasses mais cedo, ________________a cena. (ver)
b) É preciso que as crianças ____________ o desafio. (vencer)
c) Quando nós ______________ as cartas no correio, avisaremos. (pôr)

Avaliação de Língua Portuguesa _ 1° Bimestre
 
É fácil errar quando uma empresa ou seus dirigentes não têm clareza sobre o que de fato significam as bonitas palavras que estão em suas missões e valores ou em seus relatórios e peças de marketing. Infelizmente, não passa um dia sem vermos claros sintomas de confusão. O que dizer de uma empresa que mal começou a praticar coleta seletiva e já sai por aí se intitulando “sustentável”? Ou da que anuncia sua “responsabilidade social” divulgando em caros anúncios os trocados que doou a uma creche ou campanha de solidariedade? Na melhor das hipóteses, elas não entenderam o significado desses conceitos. Ou, se formos um pouco mais críticos, diremos tratar-se de oportunismo irresponsável, que não só prejudica a imagem da empresa mas – principalmente – mina a
credibilidade de algo muito sério e importante. Banaliza conceitos vitais para a humanidade, reduzindo-os a expressões efêmeras, vazias.
                         
                                                                   
                                                  (Guia Exame – Sustentabilidade, outubro de 2008.)


Questão 01. O texto faz uma crítica ao

a) uso inexpressivo de expressões efêmeras e vazias, o que coíbe a prática do oportunismo irresponsável.
b) trabalho social das empresas, que priorizam ações sociais sem utilizarem um marketing adequado.
c) discurso irresponsável das empresas que, na verdade, destoa das práticas daqueles que o proferem.
d) excesso de discursos sobre sustentabilidade e responsabilidade em empresas engajadas em assuntos de natureza social.
e) uso indiscriminado do marketing na divulgação da responsabilidade social das empresas.



Questão  02. Considerando o ponto de vista do autor, a frase – O que dizer de uma empresa que mal começou a praticar coleta seletiva e já sai por aí se intitulando “sustentável”? – deixa evidente que uma empresa
a) pode prescindir do real sentido do termo “sustentável”.
b) já é sustentável, quando começa a fazer coleta seletiva.
c) deve fazer seu marketing desatrelado de sua prática.
d) deve consolidar suas práticas antes de defini-las.
e) começa mal, caso se dedique à coleta seletiva.

Questão 03. No contexto, as palavras mina e efêmeras assumem, respectivamente, o sentido de

a) abala e passageiras.
b) reduz e mensuráveis.
c) altera e transitórias.
e) atenua e perenes.
e) reforça e duradouras.



Questão 04. Por que podemos afirmar que no trecho “os jovens estão mais ágeis que seus pais”, temos grau comparativo de superioridade.

Sim. Por que usamos as palavras mais que para formar o grau comparativo de superioridade.


Questão 05. É correto afirmar que “Os acidentados foram encaminhados a diferentes clínicas médico-cirugicas” . Por quê?

Sim. Em regra, flexionamos apenas o último elemento do adjetivo composto, o primeiro elemento do adjetivo composto permanecerá invariável.


Questão 06. Cite 3 exemplos de:

a) adjetivos que tenham uma só forma para os dois gêneros:

Pessoal. Exemplos de resposta: feliz, inteligente, audaz...

b) substantivos que tenham uma só forma para os dois gêneros:

Pessoal. Exemplos de resposta: dentista, estudante, intérprete...


Questão 07. Sublinhe e classifique os numerais do texto:

713.789
                O bom das segundas-feiras, do primeiro de cada mês e do primeiro do ano, é que nos dão a ilusão de que a vida se renova... Que seria de nós, se a folhinha estivesse marcando hoje o dia 713.789 da era cristã?”                                (Mário Quintana)
São respectivamente: cardinal e ordinal.  


Questão 08. A alternativa que possui todos os substantivos corretamente:


a) couve-flores / amores-perfeitos / boas-vidas.
b) tico-ticos / bem-te-vis / joões-de-barro.
c) terças-feiras / mãos-de-obras / guarda-roupas.
d) arco-íris / portas-bandeiras / sacas-rolhas.
e) dias-a-dia / lufa-lufas / capitães-mor.



Questão 09. O plural dos adjetivos compostos está correto nas seguintes
alternativas:


I. Olhos castanho-claros
II. Vestidos azuis-celestes
III. Meninos surdos-mudos
IV. Ternos azul-marinho
V. Camisas verde-musgo


a) I, II, IV,V.         b) I, III,IV, V        c) II,III,IV,V.           d) apenas III e IV.           e) nda



Questão 10. Relativamente à concordância dos adjetivos compostos indicativos de cor, uma, dentre as seguintes alternativas, está errada. Qual?


a) saia amarelo-ouro
b) papel amarelo-ouro
c) caixa vermelho-sangue
d) caixa vermelha-sangue
e) caixas vermelho-sangue



Gabarito do teste do 2 ano A

Questão 1:

A característica do produto anunciado que justifica a menção à Organização Mundial da Saúde é o baixo consumo de combustível. Ao apresentar essa característica por meio da frase “anda mais e bebe menos”, o redator do anúncio publicitário tira proveito da polissemia dos verbos andar e beber.


Questão 2: 

O plural é ternos azul-claros e ternos verde-mar.


Questão 3:

A letra c.


Questão 4:

A letra c.


Questão 5:

 Adjetivo, substantivo - adjetivo, adjetivo.


Questão 6:

Pessoal.


Gabarito do teste do 2 ano B

Questão 1:

adjetivo, substantivo e adjetivo, adjetivo.


Questão 2:

Pessoal.


Questão 3:

A letra d.


Questão4:

a letra C


Questão 5:

A letra e.


Questão 6:

A letra c.




Aula sobre Substantivo





Exercícios de fixação

1) (MACK) - Aponte a incorreta:

a) Grã-duquesas, altares-mores.
b) Vaivéns, os leva-e-traz.
c) Flores-de-lis, navios-escola.
d) Malmequeres, bem-te-vis.
e) Aves-marias, guarda-noturnos.
2) (Federal de Uberlândia) - Dentre os plurais de nomes compostos aqui relacionados, há um que está errado. Qual?

a) Escolas-modelo                         b) Quebra-nozes
c) Chefes-de-seções                       d) Guardas-noturnos
e) Redatores-chefes

3) (ITA) - Indique a frase correta:

a) Mariazinha e Rita são duas leva-e-trazes.
b) Os filhos de Clotilde são doisespalhas-brasas.
c) O ladrão forçou a porta com pés-de-cabra.
d) Godofredo almoçou duas couves-flor.
e) Alfredo e Radagásio são dois gentil-homens.

4) (UFF) - Assinale a única série de duplas singular-plural em que existe uma forma incorreta:

a) Cidadão - cidadões
b) Cônsul - cônsules
c) Projetil - projetis
d) Corrimão - corrimões
e) Olho-de-sogra - olhos-de-sogra

5) (Fuvest-SP) Dentre as frases abaixo, escolha aquela em que há, de fato, flexão de grau para o substantivo.

a) O advogado deu-me seu cartão.
b) Deparei-me com um portão, imenso e suntuoso.
c) Moravam num casebre, à beira do rio.
d) A abelha, ao picar a vítima, perde seu ferrão.
e) A professora distribuiu as cartilhas a todos os alunos. 

6) (UNICAMP) Acaba de chegar ao Brasil um medicamento contra rinite. O anti-inflamatório em spray Nasonex diminui sintomas como nariz tampado e coriza. Diferente de outros medicamentos, é aplicado uma vez por dia, e em doses pequenas. Estudos realizados pela Schering-Plough, laboratório responsável pelo remédio, mostram que ele não apresenta efeitos colaterais, comuns em outros medicamentos, como o sangramento nasal. “O produto é indicado para adultos e crianças maiores de12 anos, mas estuda-se a possibilidade de ele ser usado em crianças pequenas”, diz o alergista Wilson Aun, de São Paulo.
                                                                                                  (ISTOÉ, 04/11/98)
a) Segundo o texto, quais seriam as vantagens do uso de Nasonex em relação a produtos congêneres?

b) O objeto de que trata este texto é chamado, sucessivamente, de “medicamento”, “anti-inflamatório”, “remédio” e “produto”. Qual desses termos é o que tem o sentido mais geral, e qual o mais específico?
c) Dois substantivos indicados em b podem ser considerados sinônimos. Quais são eles?

7) (FUVEST-SP) – Segundo a ONU, os subsídios dos ricos prejudicam o Terceiro Mundo de várias formas: 1.mantêm baixos os preços internacionais, desvalorizando as exportações dos países pobres; 2. Excluem os pobres de vender para os mercados ricos; 3. expõem os produtores pobres à concorrência de produtos mais baratos em seus próprios países. Neste texto, as palavras destacadas rico e pobre pertencem a diferentes classes de palavras, conforme o grupo sintático em que estão inseridas.

a) Obedecendo à ordem em que aparecem no texto, identifique a classe a que pertencem, em cada ocorrência destacada, as palavras rico e pobre.
b) Escreva duas frases com a palavra brasileiro, empregando-a cada vez em uma dessas classes.

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